top of page

SISTEMA PHOENIXTM 
MONITORAMENTO DE TEMPERATURAS
PROCESSOS DE TRATAMENTO TÉRMICO

É uma constante preocupação da PhoenixTM projetar sistemas para suportarem os mais diversos tipos de processos de tratamento térmico.

 

Os sistemas de monitoramento PhoenixTM viajam através do forno, coletando as temperaturas de até 20 termopares ligados ao produto ou distribuídos na carga para obter um equilíbrio térmico preciso. É facilmente colocado na linha, causando menos interrupções e dando uma imagem mais precisa da verdadeira temperatura do produto ou da carga. No final do teste um poderoso pacote de software analisa os dados registados para determinar se a especificação foi atingida.

 

São sistemas que apesar de ter uma linha com produtos seriados, muitos projetos são modificados para determinados clientes tornando-se equipamentos únicos. Visando a constante satisfação do cliente e procurando a redução de custos, a PhoenixTM dividiu os sistemas em várias famílias para uma aproximação entre nossos sistemas e as reais necessidades das empresas.

 

A família de sistemas TS01 é voltada a processos até 800°C, onde nossas barreiras térmicas tem a característica de ter pequena altura (pode ser colocada em locais com restrições de espaço), mas é capaz de proteger toda nossa linha de coletores de dados inclusive os de 20 canais devido à dupla saída para os termopares. As barreiras desta família apresentam tiras de desgaste substituíveis pelo usuário para ajudar a prolongar o seu uso.

Sem título.png

Design de travamento da barreira térmica - exclusividade PhoenixTM

A família de sistemas TS02 é voltada a processos acima de 800°C e por isso nossas barreiras são fortalecidas e reforçadas em pontos críticos para minimizar a distorção. As barreiras térmicas da série TS02 são projetadas para oferecer proteção total ao coletor de dados em condições extremas. Suas alças de transporte e fixação são reforçadas. Apesar das condições adversas a que é exposta, tem uma excelente vida útil.

ptm-sy2.jpg

Barreira Térmica + Absorvedor de Calor + Coletor de Dados

Se seu processo ultrapassa 1.000°C, os sistemas indicados são os da família TS03 onde além da própria estrutura reforçada esta é preparada para grandes gradientes de temperatura com quase nenhuma distorção em suas dimensões. A superfície externa destas barreiras é feita de material especial, para altíssimas temperaturas resistindo até 1.200°C. 

ptm-sy3.jpg

Barreira Sextavada - Alta Performance em Altas Temperaturas 

Caso o seu processo seja acima de 1.200°C e por um período longo de tempo, nossa linha de produtos TS07 vai lhe atender de forma satisfatória. As barreiras térmicas da série TS07 foram especialmente desenvolvidas para processos de reaquecimento de placas de aço e tarugos onde as temperaturas são extremas e tempos de processo longos. Fabricados a partir de materiais com alta proteção térmica, usando camadas de isolamento e tecnologia resfriamento por evaporação, estas barreiras térmicas são construídas para suportar o uso repetido nestes ambientes agressivos, até 1.350°C.  

 

 

Casos intermediários que contenham em seu processo mergulho em água ou até óleo serão atendidos pelas famílias de barreiras TS06 e TS12 respectivamente.

 

 

As barreiras térmicas da série TS06 são construídas para tratamento de solubilização e envelhecimento onde a alta temperatura e mergulho em água fazem parte do processo. Estes sistemas usam o princípio da evaporação de água para manter o coletor de dados frio dentro do forno. A barreira é reabastecida durante o mergulho na água e assim pode voltar a se submeter a um novo período de aquecimento como é normal em tratamentos térmicos em alumínio ou aço inoxidável. Durante a têmpera, uma vedação estanque à água é mantida usando juntas reforçadas e buchas de compressão em aço inoxidável em torno dos termopares, oferecendo máxima proteção para o coletor de dados.

ptm-sy4.jpg
ptm-sy5.jpg

Buchas de Compressão para mergulho em água e Absorvedores Especiais 

A cementação em um forno de têmpera integrada (IQ) é um processo de tratamento de térmico padrão para a fabricação de engrenagens, onde o óleo é o meio de resfriamento rápido mais utilizado. Durante a têmpera em óleo, produtos dentro de um lote podem, às vezes, ter problemas de distorção, que pode ter várias causas, incluindo padrões de fluxo, variações de temperatura, entre outros. O controle da temperatura nas várias profundidades dentro do produto e locais em torno da carga pode fornecer informações valiosas sobre o perfil de temperatura da peça ao longo do ciclo de aquecimento e resfriamento completo. No entanto se o monitoramento de temperatura através de um coletor de dados externo ao forno não seja possível, então o sistema PhoenixTM Oil Quench, que é capaz de viajar por todo o processo com os produtos, é a resposta. O sistema PhoenixTM Oil Quench pertence a nossa família de produtos TS12.  

ptm-sy6.jpg

Sistema Exclusivo PhoenixTM para Mergulho em Óleo  

Se por qualquer motivo seu processo não está entre os apresentados aqui, podemos mesmo assim, ajudá-lo.

 

Com um perfil térmico aproximado de seu processo, tipos de peças que trabalha e seus requisitos de processo iremos projetar e fabricar um sistema especial para sua empresa.

 

A PhoenixTM está em constante desenvolvimento e pronto para quaisquer novos desafios.

Termopares marca PhoenixTM tipo K, com limites especiais de erro para uso em termógrafos

clip-air.png
clip-surface.png

Clamp Ar

Clamp Superfície

magnet-air.png

Magnético Ar

magnet-surface.png

Magnético Superficie

Copyright © 2020. PhoenixTM, São Paulo/SP

bottom of page